“O linux não é uma plataforma e esse é o seu maior defeito”
Tem pseudo jornalistas especializados que ganham dinheiro para passarem vergonha sem ficar com as orelhas ardendo.
Uso Linux desde 2001, comecei com o Conectiva Linux 7, uma distribuição curitibana baseada no NÚCLEO Linux e não sinto um pingo de falta do Micro$oft R-Window$, o mais legitimo integrante da classe queijo suíço de sistemas operacionais.
O Linux não é fragmentando porque ele é apenas um núcleo. Eco? Cada um pega este núcleo e monta uma distribuição com a sua cara e seus objetivos, simples assim, enquanto no mundo Micro$oft o usuário – o otário que paga uma fortuna por uma licença que lhe dá apenas o direito de ser escravo – tem que engolir a “josta” do jeito que a M$ quer, sem direito de reclamar.
Se o senhor não sabe, o núcleo (ou kernel) Linux é o mais usado no mundo. O Android é baseado no Linux. Os caixas eletrônicos de bancos também. A esmagadora maioria dos aparelhos eletrônicos domésticos usam o núcleo Linux. O IOS que os applemaníacos veneram como se fosse um deus, é baseado no Free BSD, tio avô do Linux, que o picareta do Steve Jobs pegou para montar o NextOS, o avô do IOS.
Linux não foi criado para jogatina, mas para produção, ensino e pesquisa. Quem não produz e vive jogando, que pague a licença do M$-rWindows e seja feliz. Nem mesmo o MacOS é feito para jogos, mas isso os applemaníacos não admitem.
Tudo funciona no Linux, mas bem diferente de como funciona no M$-Windows. O problema é que tem gente que acha que sabendo o basicão do rWindows (jogar e clicar em um link, instalando um malware ou vírus) pode se aventurar no Linux e se dar bem. Não é assim. Precisa estudar muito o sistema. Depois que aprende, não volta para o sistema queijo suíço da Micro$oft nem sendo subornado.
O Linux é tão ruim que a Micro$oft montou seu servidor de nuvem nele. O senhor já ouviu falar no Azure?
Tenho um monte de programas de Windows que comprei as licenças no tempo de windows 95, XP, win 7 e que não rodam mais no win 10… Não tem suporte. Nem o Office 2007 licenciado legalmente roda no Windows 10, simplesmente. No repositório Debian tem mais de 18.000 pacotes (softwares) livres que fazem tudo o que os programas pagos do Windows fazem. É apenas uma questão de boa vontade, procurar o programa (ou pacote) que preenche sua necessidade, baixá-lo e aprender a usar.