MAÇONISMO e CATOLICISMO – Hermes Nery – Caravelas Podcast

A heresia que a Igreja Católica imputa aos Maçons é a crença deles de que qualquer homem sábio e virtuoso, livre e de bons costumes, pode “conversar” com Deus, não precisando de intermediários, quer sejam os sacerdotes. Isso não interessa a nenhuma igreja porque acaba com a fonte de financiamento, o dízimo.

Se não fosse a Maçonaria, que sempre defendeu ferozmente a livre investigação da verdade e a ciência, esse palestrante não estaria fazendo essa “live”, porque é graças ao progresso da ciência e, consequentemente, da tecnologia, defendida com unhas e dentes pelos Maçons até com o sacrifício da própria vida, que existem a informática, a internet e as redes sociais.

O maior papa da Igreja Católica Apostólica Romana moderna, o santi romani ecclesiae cardinali (cardeal) Roncagli, qui sibi nomen (que se denominava) Papam Giovanni (João) XXIII era maçom. O maior traidor da Maçonaria, Giovanni Ferretti Mastai, o papa Pio IX, também era maçom e foi quem começou a demonização da Maçonaria por causa da unificação da Itália, feita por dois maçons: Giuseppe Garibaldi, o mesmo da Revolução Farroupilha aqui no Rio Grande do Sul, e Vítor Emanuel II de Piemonte.

A Maçonaria existe desde as mais remotas eras, tendo surgido muito antes da construção do Templo de Salomão, desde que o homem primitivo adquiriu consciência de sua fragilidade e da necessidade de viver em sociedade, ajudando uns aos outros para sobreviver.

Nos tempos antigos, ela teve diversos nomes, cumpriu diversas funções e não era centralizada e organizada como atualmente, sendo essa a Maçonaria histórica, primitiva ou ancestral.

Na Idade Média, ela se manifestava como uma guilda de trabalhadores, especialmente de pedreiros construtores de catedrais, composta por artesãos, escultores de rochas, pedreiros profissionais e, majoritariamente, clérigos da Igreja Católica Apostólica Romana.

A Maçonaria atual, chamada de Moderna, surgiu da unificação de diversos ramos ou correntes maçônicas com a fundação da Grande Loja de Londres, em 1717 d.C., que foi uma das principais influenciadoras do ambiente que culminou na Revolução Industrial, iniciada 33 anos depois, em 1750, a qual proporcionou à humanidade conforto, tecnologia e bem-estar.

Ao longo dos últimos dezesseis séculos, desde 380 d.C., quando a Igreja Católica Romana se tornou uma instituição reconhecida, a Maçonaria foi uma de suas maiores aliadas, auxiliando-a e financiando muitas de suas ações.


Se a humanidade dependesse de doutrinas religiosas, ainda estaria morando em cavernas e acendendo fogo esfregando gravetos.

https://youtube.com/live/o2A3N1fskZg?si=AzO3OLRO7PzT8Lg0